COMO USAR A REGRA 80/20 NOS SEUS ESTUDOS

Neste post, você achará a dica mais importante no aprendizado de vocabulário. I swear! Para entender quais palavras e expressões aprender em inglês, você precisa entender o princípio de Pareto, também conhecido como a regra 80/20. Assista o vídeo abaixo para saber como. 

O PRINCÍPIO DE PARETO

O princípio de Pareto afirma que 80% dos resultados vem de 20% de todo o investimento ou esforço. Veja alguns exemplos da vida real:

  • É usado nos negócios quando 20% dos produtos levam a 80% do lucro da empresa.
  • É usado no mundo fitness quando os personal trainers encorajam você a fazer 15 minutos de exercício intenso e dinâmico (20% do seu tempo de exercício) porque gera mais resultados (80% dos seus resultados) que uma hora em uma esteira na academia.
  • É usados em estudos sobre foco, produtividade e gerenciamento do tempo de forma eficaz que ensinam você que 4-6 horas de tempo de trabalho de qualidade ininterrupto (20%) terá mais resultados que 8 horas de trabalho distraído (80%).

COMO USAR O PRINCÍPIO DE PARETO NOS ESTUDOS

Você, que está estudando inglês, pode entender esse conceito de aprendizado de linguagem assim: 20% do vocabulário de inglês que você aprende será pelo menos 80% do que você ouve, diz ou escreve diariamente. Para aplicar essa regra no seu aprendizado de vocabulário, você precisa decidir, entre infinitas palavras em inglês, qual 20% é relevante e importante para você e deixar de lado os outros 80% da língua, que provavelmente é irrelevante no seu dia a dia.

O caminho contrário seria pensar que você precisa saber 80% da língua antes de seguir em frente ou entender 80% de tudo que ouvir antes de colocar o seu inglês em prática, mas este é um objetivo pouco realista que, além de te deixar frustrado e sobrecarregado, também vai tornar o seu aprendizado do idioma BEM mais lento. Don't do that.

Pense nisso: existem cerca de 180,000 palavras na língua inglesa. Muitas palavras novas são adicionadas diariamente e outras caem fora de uso. É impossível saber todas as palavras. Eu não sei todas elas. Você nem precisa se preocupar em aprender a MAIORIA delas por enquanto (ou talvez nunca), principalmente quando você é um aluno iniciante. It's true!

Essas palavras são incomuns, arcaicas ou muito técnicas e é improvável que apareçam nas suas interações em inglês. Não saber essas palavras não vai fazer diferença na sua vida. Usar a regra do 80/20 para decidir quais palavras e expressões estudar é o modo mais eficaz para ter resultados rápidos e eficazes nos seus estudos da língua inglesa.

MAS COMO SABER QUAL É O SEU 20%?

Primeiro, você vai querer aprender a forma e função das palavras básicas do inglês. Ou seja, aquelas palavras mais frequentes. As -wh question words, os pronomes e os verbos principais, entre outras. Acesse o nosso Guia Completo para Aprender Inglês On-line para consultar as listas das palavras mais frequentes. (Pode baixar gratuitamente clicando aqui.)


Depois de se acostumar com as palavras mais frequentes, já comece a aprender a parte do inglês que for mais importante para seus objetivos a curto prazo. Por exemplo:

  1. Pense no que você diria ou escreveria no seu trabalho se o seu objetivo é aprender inglês para o trabalho. Olhe os seus relatórios e e-mails, ouça as conversas das suas reuniões semanais.
  2. Visualize a sua viagem e saia andando por ela se precisa do inglês para viajar. Com quem você vai conversar? O que vai precisar perguntar?

Depois dessa preparação, você vai escolher os cursos ou materiais que focam nas suas necessidades específicas. This is your 20%.

Eu não estou falando para você não focar em construir um vocabulário em inglês grande e sofisticado. Eu estou dizendo que você PODE ser fluente em um idioma mesmo tendo um vocabulário limitado e que, às vezes, esse vocabulário menor e mais específico é tudo que você precisa. Você vai ficar surpreso em ver o quanto pode fazer com tão pouco vocabulário e um bom senso de compreensão do contexto do que está acontecendo a sua volta.


Resumindo, a regra 80/20 para aprender vocabulário diz para você decidir qual vocabulário específico em inglês você precisa aprender para alcançar os seus objetivos específicos. Seguindo esta regra, você conseguirá sobreviver a 80% das situações em inglês, além de ter que estudar menos de 20% do que as pessoas normalmente estudam para chegar no mesmo nível. Cool, huh?

Agora, eu gostaria de ouvir de você: Como você usa o princípio de Pareto? Qual é o seu 20%? Compartilhe aqui nós comentando abaixo. Let's make it count!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Close

50% Complete

BAIXE AGORA O GUIA COMPLETO PARA O APRENDER INGLÊS ON-LINE

Como um plano de estudo hoje.